OPERAÇÃO JÖRMUNGAND – FASE 1

Introdução

O OSOK participou da 1ª fase da “Operação Jörmungand”, que ocorreu no dia 17/11/2019, na cidade de Viamão/RS. A fase da operação consistiu em uma batalha envolvendo os exércitos da Ucrânia e da Rússia. Uma força americana foi enviada e incorporada aos ucranianos. Os russos se estabeleceram ao norte do mapa, contanto com infantaria e veículos com metralhadora fixa.

O estabelecimento

A força americana (OSOK) era composta por quatro membros, três das JSOC – Joint Special Operations Command – e um batedor ucraniano da região, por seu conhecimento notável do terreno. Ao chegarem à base ucraniana e verificado as defesas, o comandante americano optou por permanecer na casa mata improvisada com sua metralhadora M60. Os dois soldados americanos e o ucraniano foram até a entrada principal do aeroporto, objetivo dos russos.

Utilizando fardamento com camuflagem woodland, embrenharam-se na mata do vilarejo, abatendo as levas de russos que subiam o aclive. Concomitante a contenção no vilarejo, o comandante do squad repelia soldados russos que conseguiram chegar à base ucraniana. Uma rajada da M60 abateu três dos cinco inimigos, sendo suficiente para os sobreviventes recuarem.

Momento insustentável

Tendo o comandante comunicado por rádio o fato da invasão da base aos soldados que estavam no vilarejo, o squad reagrupou novamente na base ucraniana, para se prepararem a eventual novo ataque russo, haja vista terem descoberto o local. Durante o deslocamento de retorno, os três soldados que estavam no vilarejo foram atacados pela infantaria russa. O soldado ucraniano se dispersou e foi alvejado na perna. A proporção de soldados russos em comparação ao JSOC estava em três para um.

Não conseguindo encontrar o soldado ucraniano ferido, os dois soldados americanos tiveram de recuar rapidamente até a base ucraniana. Neste ínterim, o ucraniano ferido foi capturado pelos russos, sendo levado a uma prisão improvisada na base inimiga ao norte. Lá, seu ferimento foi tratado, para posteriormente ser utilizado como moeda de troca com os ucranianos, que lutavam bravamente causando grandes baixas no exército russo e destruindo seus blindados com artefatos explosivos.

Na base ucraniana, os três americanos patrulharam a localidade, sem detectar sinais de presença dos inimigos. A permanência na base se tornara inútil, pois o combate sofreu uma reviravolta: na entrada principal do aeroporto os ucranianos foram dizimados pelos blindados que disparam rajadas sem intermitência. O recuo ucraniano foi inevitável. Entretanto, as forças locais instalaram explosivos na entrada principal do aeroporto, o que impediu a passagem dos blindados e repeliu a aproximação da infantaria, que buscava desarmar as bombas. Criou-se uma trégua temporária por ausência de opções para ambos os lados.

Os ucranianos alvejavam a infantaria russa que se aproximava do portão, mas estavam recuados. Era questão de tempo até que os russos encontrassem outra passagem, mesmo que forçada. Ocorreu o inesperado: houve uma troca mútua de soldados entre os russos e ucranianos anteriormente feridos e capturados em batalha.

O soldado ucraniano que estava junto aos JSOC’s retornou e trouxe informações sobre a base russa e que reforços inimigos estavam por vir. Frente ao fato, os JSOC optaram por novamente conter os inimigos pela mata, próxima ao vilarejo local.

Até a última munição

Os JSOC estavam longe da base ucraniana para recarregar suas munições, mas não podiam abandonar o ponto favorável na mata, sob pena de permitir a passagem dos russos. Uma raiz vertical de uma grande árvore foi o abrigo utilizado pelos três americanos. Com seus corpos protegidos, abatiam um a um dos inimigos que subiam o aclive.

Vilarejo e aeroporto – Fonte Google Earth

A metralhadora M60 não era muito utilizada, pois o elemento surpresa e a camuflagem proporcionam grande vantagem. Porém, as ralas ondas de inimigos se tornavam cada vez maior, ao ponto que não se teve alternativa, senão a utilização constante da metralhadora.

Com a furtividade denunciada, o ritmo de disparos aumentou, esgotando o número de munições que os americanos ainda tinham. Inesperadamente, visualizou-se que os soldados russos estavam removendo os explosivos antes plantados na entrada principal do aeroporto. A situação se agravou.

Os blindados voltaram ao campo de batalha, aniquilando os ucranianos remanescentes que estavam recuados. Tendo sobrado somente os três soldados americanos, a opção foi um recuo em direção a uma torre de comando ucraniana. Rapidamente, blindados e infantaria dominaram o aeroporto e, posteriormente, a torre de comando. Não houve chance de contenção. Haviam cinquenta soldados russos em direção aos três americanos, sendo que um deles estava ferido na perna.

A fuga empreendida permitiu que sobrevivessem e que passassem o fato para o exercito ucraniano. Após o massacre, os americanos planejavam a resposta. Este próximo combate será relatado no próximo artigo, referente à fase dois da operação.

Fiquem ligados e até breve.

0 comments on “OPERAÇÃO JÖRMUNGAND – FASE 1Add yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.