Sobrevivência em ambientes de mata – Curso de Sobrevivência

Dentre as atividades desenvolvidas pelo OSOK, a participação em cursos e especializações voltadas a equipe são constantemente realizadas. Nos dias 14 e 15 de dezembro de 2019, no município de Lagoa Santa – MG, ocorreu o Curso Sobrevivência na Selva, ministrado por Giuliano Toniolo (Veja o canal do youtube dele aqui), da escola Mestre do Mato, que contou com a participação do Vinhola, membro do OSOK.

A busca por este curso surgiu pela necessidade de aprimorar os conhecimentos do time em relação a sobrevivência em áreas de mata, pois frequentemente o time acampa em lugares inexplorados, havendo a possibilidade de riscos diversos. Estar preparado para adversidades é sempre positivo. Conhecimento nunca é demais.

De certo modo a questão de segurança é de suma importância, pois o simples manejo de um facão para cortar lenha pode ocasionar em uma lesão grave. Em um acampamento realizado no ano de 2018, havia notícias de que um casal de onças pardas habitava a mata nativa, o que nos fez redobrar os cuidados em relação a ter um kit médico de emergência coletivo e um individual para cada membro.

Portanto, iremos compartilhar as principais lições tomadas por nosso colega, para que você possa conhecer um pouco sobre sobrevivência.

Acampamento osok fevereiro 2020

Vinhola, de modo geral, o que levou você a participar deste curso:

Nosso time realiza atividades em áreas outdoor, diga-se “selvagens” e “inexploradas”. Se perder é uma possibilidade, mesmo utilizando nossos GPS’s de pulso ou a clássica bússola. O mais emergente que considerei foi a necessidade de saber normas de segurança para não se ferir ou ferir a terceiros durante travessias ou construções.

O que pode nos dizer sobre os principais cuidados no emprego de utensílios para um acampamento?

É muito importante cuidarmos na hora de manusear as lâminas, principalmente o facão. Pois é muito fácil, se não for utilizado corretamente, escapar da mão e machucar alguém. No curso foi ensinado a manusear esse com segurança. Um dos cuidados importantes é manter ele sempre amolado, pois facão sem fio na hora do golpe acaba escapando ao invés de cravar, e assim pode golpear alguém. Outra dica é somente manusear ele se tiveres uma certa distância de outras pessoas, 2 metros é o mínimo. Devemos sempre prestar atenção na amplitude do movimento.

O kit médico, seja individual ou coletivo, pode ser empregado em que tipos de situações?

Isso depende do kit médico que você tem. Mas não importa o kit, ele só vai conseguir cobrir aspectos bem básicos de primeiros socorros, e se o problema for grave deverá ir imediatamente para um hospital.

Com base em sua experiência no curso, quais os itens que você considera obrigatório para uma atividade em outdoor com ou sem pernoite?

 

Sempre que você vai em uma atividade outdoor leve consigo um kit de sobrevivência! Este deve ter meios de conseguir água, fogo, abrigo e chamar o resgate. O básico seria: isqueiro BIC, isca para fogo, pastilhas de Clorin, bússola, apito, cordinhas e lona. Fora o kit de sobrevivência devemos também levar lâminas como facão e canivete. Isso é muito importante.

Fale um pouco sobre o uso de bússola, seus tipos, e o GPS de pulso, frequentemente usado. Algum deles pode falar?

Esse é um assunto interessante! Basicamente existem dois tipos de bússolas, a de tipo “silva” e do tipo militar. É sim importante aprendermos a operá-los pois em mata fechada GPS não pega sinal dos satélites.

Se perder em uma mata fechada não é algo difícil de se acontecer, ainda mais quando anoitece. O que fazer neste momento?

Evitar o pânico! Nesse momento devemos nos acalmar e tentar nos localizar. Existe um protocolo para isso que se chama ESAON: Estacione, situe-se, alimente-se, oriente-se e navegue. Contudo, somente navegue se tiveres noções de orientação.

Em relação ao fogo, há alguma técnica?

Quanto ao fogo, sim existem várias técnicas de se obter, tais como hand drill e bow drill que são maneiras primitivas. Contudo para um kit de sobrevivência é importante termos em mãos meios modernos de obtenção de fogo, como um simples isqueiro BIC, e uma isca previamente preparada que pode ser algodão com parafina.

Em uma situação real não temos tempo e nem energia para desperdiçar, por isso temos que ter meios modernos de fazer fogo em nosso kit.

Acampar e explorar a natureza renova o espírito. Entretanto, cuidados mínimos devem ser observados. Isso evitará imprevistos, lesões ou até mesmo risco a sua ou a vida de terceiros. Nunca faça nenhuma atividade arriscada sem a companhia ou orientação de um profissional. Existem diversas histórias de pessoas que resolveram subestimar a natureza e acabaram morrendo por adversidades e descuidos.

Portanto, busque a natureza, mas respeite-a, para que possa desfrutar dos benefícios proporcionados pelo ambiente, tendo uma boa experiência.

0 comments on “Sobrevivência em ambientes de mata – Curso de SobrevivênciaAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.