OPERAÇÃO JÖRMUNGAND – FASE 3

Introdução

O OSOK participou da 3ª fase da “Operação Jörmungand”, que ocorreu no dia 11/01/2020, na cidade de Cachoeirinha/RS. Esta fase da operação ocorreu durante a noite e deu continuidade a batalha entre Rússia e Ucrânia que, desde os primórdios do conflito, causou grandes baixas para ambos os lados.

A vingança ucraniana

Ainda em solo ucraniano, os poucos russos ainda vivos se estabeleceram às margens da rodovia principal da região, dentro da mata nativa, onde emboscavam civis, roubando suprimentos, e aguardavam a chegada de veículos que os levariam de volta ao grande destacamento de seu exército.

Base Russa – Fonte: Google Earth

Os ucranianos conseguiram reunir um grande número de soldados, graças às informações levadas pelos JSOC nas fases anteriores (vide fase 1 e 2). A vingança estava falando mais alto. Fixaram seus acampamentos ao norte da província e traçaram seus objetivos: aniquilar o grupamento russo.

Os inimigos estavam com poucos suprimentos, há muitos dias sem reforços, dormiam pouco pela necessidade de revezar a sentinela. Havia alguns feridos que agravavam mais ainda a situação calamitosa. Alguns russos saiam para caçar, mas não retornavam.

Dentre os russos, havia a informação de que o general responsável pelo conflito entre as nações estaria lá.

No final da tarde do dia 11/01/2020 as forças ucranianas iniciaram a ofensiva. Entretanto, aguardaram a plena escuridão da noite para conseguirem rastejar em segurança pela área desprovida de cobertura da parte norte da base russa. Sabendo do levante aliado e a presença do general, os JSOC foram enviados para dar fim nas invasões russas. Teriam de cirurgicamente abater o grande oficial.

Os JSOC

Os americanos chegaram de helicóptero cerca de dez quilômetros ao sul da base russa. A presença do destacamento JSOC (OSOK) não foi previamente comunicada aos ucranianos, nem russos poderiam desconfiar, pois o general deveria ser abatido e sua presença jamais confirmada, para assim, evitar futuras retaliações aos Estados Unidos e aliados. Com grupamento reduzido, mas com equipamentos de visão noturna, era visto como suficiente para o cumprimento da missão.

Squad JSOC

Optando por equipamentos acoplados as armas, a possibilidade de alvejar o alvo a longa distância era vantajosa. Não se iria nem ao menos poder se alegar que os americanos estavam presentes no local.

A travessia da mata ao sul da base russa atrasou a marcha dos JSOC. Ao se aproximarem do objetivo, tiveram que passar por um pórtico, a sudeste da base russa, para tomarem ponto estratégico para o tiro. A passagem estava tomada pela escuridão, não se enxergava nada pela distância que estavam.

Devido à grande possibilidade de o squad se deparar com uma sentinela à espreita, o soldado equipado com a visão noturna acoplada na luneta monitorava a passagem enquanto os outros três militares foram até o local, fazendo a segurança do perímetro para aproximação do quarto integrante. Ao chegarem ao ponto estratégico, iniciou-se a identificação do general. Um a um dos russos passava pela luneta, mas nada do general. Passado mais ou menos três horas, avistou-se que ucranianos já estavam bem próximos ao limites da base inimiga. Toda parte norte estava tomada pelos ucranianos. Os russos estavam na iminência de um fogo cruzado, mas não sabiam da presença dos americanos.

O combate noturno entre russos e ucranianos foi realizado com cautela, a noite era uma aliada e inimiga ao mesmo tempo, pois poderia conferir vantagem e desvantagem para ambos os exércitos.

O general russo não era encontrado pelos americanos, apesar das constantes buscas. Não era sabido o que teria ocorrido, se havia fugido ou estava escondido na base ao ponto de não ser descoberto pelos equipamentos de visão noturna.

O fogo cruzado

A aproximação ucraniana ao centro da base russa estava por logo ocorrer. O general russo não era encontrado e a missão estava prestes a falhar. Após o aumento da troca de tiros entre os exércitos locais, os JSOC imediatamente iniciaram os disparos para abater os russos e dar suporte aos aliados. No momento da intervenção americana, um soldado do squad foi alvejado, mas rapidamente tratado depois do cessar fogo.

Entre os mortos e feridos, não foi constatada a presença do general. A base russa foi tomada pelos aliados e os russos foram repelidos de vez da região. Finalmente os ucranianos puderam se vingar, mas o general ainda estava vivo. Dias depois, tropas russas foram avistadas na região litorânea. Os JSOC e ucranianos não sabiam ainda o que estava por vir.

Fiquem ligados e até breve.

0 comments on “OPERAÇÃO JÖRMUNGAND – FASE 3Add yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.