A equipe OSOK participou da 5ª fase da “Operação Jörmungand”, que ocorreu no dia 25/10/2020, na cidade de Canela/RS. Este capítulo deu continuidade ao confronto entre Ucrânia e Rússia que, desde o início, se mostra bem acirrado entre as forças.
Incorporado ao exército ucraniano, o qual foram aliados desde o início, os membros do OSOK realizaram a prévia divisão das missões, sendo incumbidos de capturar o general russo, objetivo de grande importância.
DA CAPTURA DO GENERAL
Neste novo combate entre as forças ucranianas e russas, o OSOK, outrora força JSOC, se incorporou no exército aliado, pois a descoberta a presença de americanos colaborando com a Ucrânia, geraria problemas diplomáticos.
Assim, misturando-se aos aliados, o grupamento se deslocou até o ponto de reunião, antes das trilhas que levavam ao local onde o general inimigo estaria. O mapa do combate era metade em área aberta, onde grande parte do combate ocorreu e a parte da mata densa, onde o silêncio imperava, mas com a possibilidade de inimigos à espreita.
Mesmo assim, o fator surpresa, proveniente da emboscada pelo lado da mata, seria decisivo, pois a atenção russa estava para o campo aberto, onde se intensificou o combate.
Caminhou-se por relevo acidentado, por córregos d’água, aclives, declives, elementos que desgastaram em parte a energia. Após longa caminhada em deslocamento acelerado, mas sem negligenciar a varredura por inimigos, ouviu-se sons do combate. A base russa estava perto!
Ainda restava um último aclive, o pior de todos, talvez pela carga e expectativa de chegada ao objetivo. Superado obstáculo, o grupamento reuniu-se para rever a carta (mapa) e checar equipamento.
Até então estavam despercebidos ao inimigo.
Iniciou-se o deslocamento até um aclive, onde no topo estavam algumas sentinelas inimigas. Aproveitando sua desatenção, abateu-se alguns, mas outros esconderam-se. Não havia como se aproximar mais, sem ser percebidos. Então, optou-se por fazer uma queda de braço. O OSOK estava em local mais baixo, mais iluminado e aberto. Ficar imóvel e aproveitar a camuflagem estática da woodland foi a opção.
Em pequenas trocas de tiro, foi-se ganhando terreno, tal qual em um tabuleiro de xadrez, onde cada movimento é feito com cautela, visando uma jogada final. Com o tempo, os russos foram recuando, pois não os viam e o pelotão OSOK vencea a guerrilha por resistência. Estratégia que foi estuda posteriormente pelo time para emprego em outras situações semelhantes.
Com o campo limpo, o OSOK se reuniu, subiu todo barranco até chegar à base russa, onde outro grupamento ucraniano iniciara ofensiva para captura do general. Capturado, este teria de ser escoltado até a base ucraniana, o que seria mais difícil do que detê-lo em solo inimigo.
DA ESCOLTA DO GENERAL
Mal iniciou-se o deslocamento e o alerta foi disparado: todo (ou grande parte) do exército russo começou a caçar os três pelotões ucranianos que estavam em posse de seu general. O oficial inimigo estava ferido, caminhando vagarosamente. De outro lado, os inimigos estavam ganhando terreno, ao ponto de avistarem a escolta. Percebendo que haviam muitos russos no encalço e alguns pela trilha à frente, decidiu-se em enviar o general russo por um caminho alternativo, pela mata densa, onde o OSOK passou, enquanto o efetivo maior combateria os inimigos e ganharia tempo.
Assim, três soldados, um de cada pelotão (time) tomaram posse do general e fugiram pela mata, a fim de chegar a uma trilha desconhecida pelos russos. O general foi escoltado com tranquilidade até à base ucraniana, sendo lá preso. Enquanto isso, os soldados da trilha combateram os russos e, em manobra evasiva, foram recuando até solo aliado.
Alguns ficaram pelo caminho, mas por um bem maior, a captura do general inimigo desestabilizaria todo comando russo, virando o jogo e fazendo com que deixassem de seguir com seus planos para livrar seu líder. Já na base da Ucrânia, todos tomaram posições defensivas, repelindo toda investida russa.
Era tudo ou nada. A captura foi decisiva. Empatando o combate dos exércitos. Assim, a Ucrânia estava com o rei inimigo sob cheque, quanto aos russos, estavam desorientados. A próxima fase será decisiva: ucranianos terão a chance de expulsar em definitivo os invasores e, de outro lado, os russos irão usar de todo arsenal para retomar seu general.
0 comments on “OPERAÇÃO JÖRMUNGAND – FASE 5” Add yours →