Como tudo na vida, o airsoft também possui algumas regras. Elas variam muito e cada time adota o seu.
Em jogos de finais de semana geralmente as regras são bem simples. Já nas operações (Eventos grandes e organizados) geralmente as regras são mais complexas.
Alguns grupos de jogadores criam seu próprio sistema de regras, ou compêndio, e tentam populariza-los para que outros também possam usá-los. PMA (Pro Military Airsoft) e SAR (Simulação de Ação Real) são dois tipos de sistemas criados aqui no Brasil.
Contudo existem algumas regras que são comuns em vários sistemas. São regras básicas e fáceis de assimilar até mesmo para aqueles recrutas mais bisonhos. Segue abaixo as principais:
Morte
Ao ser atingido em qualquer local do corpo, assim como na própria arma, o jogador morre. Essa é a regra mais usada pelos jogadores.
O que fazer quando atingido?
– O jogador deverá acusar sua morte levantando o braço, gritando “morto!” e mostrando o pano vermelho.
É para gritar mesmo! Se não gritar provavelmente os inimigos continuarão atirando em você. Nem sempre é possível enxergar o pano vermelho…
Embora sempre existam os chamados “highlander”, aqueles que nunca morrem, não é tão comum assim dar problemas quando se joga com quem se conhece. A dica que dou é utilizar câmera nos jogos, pois a gravação pode comprovar, para aquele mocorongo, o tiro que o acertou.
As vezes acontece, e isso sim é comum, é você acertar alguém e o inimigo não perceber, devido a provavelmente, o excesso de proteção que absorve todo o impacto das bolinhas. Caso isso ocorra, dispare novamente até ele perceber. Não discuta com o adversário nunca! Pois se ele não percebeu ele nunca vai aceitar o que você está dizendo! E discutir só vai gerar mal estar entre os jogadores.
Vida
Na vida real quando morre já era. No airsoft você pode ir no respawn ou receber bandagem.
Respawn é um termo familiar para aqueles que curtem uma jogatina online. É um ponto de reencontro para os moribundos voltarem à vida. Existem várias regras para o respawn:
- Por tempo: Você volta a vida ao permanecer X minutos lá.
- Ou simplesmente ao chegar no respawn você retorna ao jogo.
Também dá para voltar a vida usando bandagens. O padrão é cada jogador possuir 3 bandagens que funciona assim: Você morre, logo coloca uma bandagem no braço, e volta a vida. Ou um médico coloca dependendo da regra.
Rendição
Como forma de prevenir lesões resultantes de tiros a curta distâncias alguns times adotam regra de distância mínima de tiro. Geralmente para poder efetuar o disparo o alvo precisa estar no mínimo a 5 metros de distância. Se estiver em uma distância menor o correto seria render o inimigo, gritando “rendido!”.
Essa provavelmente seja a regra que mais da confusão entre o meio do airsoft. Pois ninguém tem uma trena para medir esses 5 metros, e na adrenalina é difícil controlar o gatilho.
No Osok costumamos utilizar a rendição opcional. Rende quem quer. Se queres reagir, fique a vontade.
Vitória
A vitória de um time depende do objetivo ou da missão recebida. Existem zilhões de variáveis possíveis. Segue abaixo alguns exemplos de quando um time pode ganhar:
- Quando todos os inimigos estão mortos.
- Captura todas as bandeiras.
- Elimina o líder.
- Captura os reféns.
- Desativa a bomba.
Perigo
Ao se deparar em perigo real, o jogador deverá avisar a todos sobre o incidente gritando “perigo real!”. São exemplos de situações de risco:
- Jogador sem óculos
- Acidentes
- Pessoas desavisadas entrando na área de jogo
- Animais próximos
FPS
Para que nenhum psicopata com um super rifle entre em jogo e fure seu olho, geralmente é realizada cronagem antes das partidas. Cronagem serve para medir a força do disparo das airsoft. Aqui no Brasil o limite de fps geralmente é o seguinte:
Pistolas – 300 a 350 fps
Rifles de assalto – 350 a 400fps
Dmr – 400 a 500 fps
Sniper – 500 a 550 fps
Essas são as regras mais comuns que vemos por aí. Espero que tenham gostado do artigo! E se você é da região metropolitana de Porto Alegre e está interessado em conhecer este esporte, entre em contato conosco aqui. Até a próxima!
0 comments on “Regras do Airsoft” Add yours →